[Colecionáveis em foco # 01] Alex Pereira – Figure Photografer

Alguns colecionadores não se contentam apenas com a figura ou estátua de seu personagem favorito, posicionada na prateleira, e assim como o cinema, as HQs, as séries, os games e as animações inspiram o colecionismo, os “bonecrinhos” podem também inspirar e fomentar outros hobbies latentes, como a decoração, a customização e o tema de hoje: a fotografia.

Tirar fotos da coleção pode se tornar muito prazeroso, com a evolução da técnica, descoberta de novas soluções e investimento em equipamentos. Para os iniciantes, já tratamos desse assunto no passado no artigo fotografando seu colecionáveis e dessa vez convidamos mais um amigo do Fórum Figuras de Ação, apaixonado por action- figures e fotografia, para comentar um pouco de sua experiência com essa soma de assuntos.

PERSONAGEM: Alex Pereira de Lima (no Fórum Figuras de Ação, Bat Alex)

Alex

 “Fotógrafo, colecionador e nerd até os ossos.”

http://figurephotographer.blogspot.com/

https://www.facebook.com/Figurephotographer

TQ- Qual é o segredo para a afinidade entre o colecionismo e a fotografia?

Em primeiro lugar, agradeço ao Toy Quest pela oportunidade de divulgar minhas fotografias e expor um pouco da minha coleção. Não sei se há um segredo exato, mas no meu caso, tudo começou em 2010, quando ainda estudava na área. Para a aula de Still (fotografia de produtos), resolvi levar três figuras Marvel Legends e ali desenvolvi a ideia de fotografar miniaturas. No começo as usava como “treinamento para o olhar”, mas com o tempo fui criando um estilo com isso, até criar o Figure Photographer em 2012. O objetivo sempre foi alcançar o realismo na imagem, sempre tenho em mente que estou fotografando uma pessoa, e não uma figura. Tento aplicar o que conheço da fotografia convencional, com modelos reais.

Arqueiro (6)

TQ- Quanto o tipo de equipamento empregado interfere no resultado?

Interfere na gama de recursos que a máquina lhe proporciona, em questões de abertura de luz, velocidade e alcance focal. Porém, aprendi é que qualquer câmera pode produzir uma bela imagem, desde que o fotógrafo conheça o seu equipamento e saiba lidar bem com ele. A máquina sozinha não basta. Costumo pensar somente nas regras da área (perspectiva, fotometria, composição, luz e sombras, entre outras), e por vezes quebro as mesmas regras. Mesmo uma foto mal focada, mal iluminada ou num ângulo torto pode dar um resultado interessante, dependendo da sensação que se quer passar. 

007 & Viúva Negra (3)

TQ- Familiaridade com ferramentas gráficas, para a pós-produção, aumenta a diversão?

Aumenta, mas é um recurso que deve ser usado com sabedoria. Utilizo muito o Photoshop para simular sangue, efeitos de disparo ou fumaça, mas em 80% dos casos, o utilizo mais como finalização, acertando os níveis de cor, contraste, etc. 

Cesar (3)

TQ-Como sabemos que o resultado atingido é o almejado?

Eu acredito que cheguei onde queria, quando a foto me passa a sensação que quero, seja no movimento, no clima mais obscuro, feliz ou algo puramente emocional. Sou do tipo de critica a própria foto após finalizar a sessão. Sempre devo aprimorar algo numa próxima. 

Cable (10)

TQ-Articulados x Estátuas: qual oferece maior possibilidade de resultados interessantes?

Como sempre busco a arte fotográfica e, como disse, penso em pessoas reais, prefiro os articulados – como se estivesse dirigindo um modelo vivo, em diversas poses. 

Raiden (27)

TQ- Sugestões para quem começará agora a colecionar e fotografar suas figuras.

A primeira coisa é simplesmente começar! Seja qual for sua máquina, de celular, tablet, compacta ou profissional, é possível criar belas imagens! Basta conhecer o equipamento, ler os manuais quando possível. Pesquisar referências sempre é bom pra abrir a mente (cenas de quadrinhos, filmes ou observando as pessoas na rua!) e, acima de tudo, ter prazer no que faz. Convido à todos para conhecer meu trabalho nos links acima. Estou aberto para trocar idéias sobre o colecionismo, fotografias ou qualquer forma de nerdice (afinal, tudo começou daí)! Agradeço novamente pela oportunidade! 

              Clique para ampliar:

Agradecemos a participação do convidado e esperamos contar com o mesmo, nos próximos capítulos, para discussões pertinentes no mundo dos colecionáveis.

Sempre com o objetivo de aumentar a interação entre colecionadores e promover novas amizades, convidamos os amigos do Toy Quest a visitar nossas outras colunas, podcasts e vídeos.

Até a próxima!

 

 

Comments

comments

About Author

Alessandro Venturelli

Criatura mutante da era atômica que usa crocs com meia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: